Pessoa certa no lugar certo!

Para ter sucesso na contratação, é necessário analisar o seu candidato por completo, a Loop conta com um processo estruturado que garante todas as informações necessárias para uma ótima contratação.

 

Disponibilizamos um portal de vagas a disposição dos candidatos, onde todos que cadastrarem passam por um processo de avaliação do perfil comportamental (DISC), além das entrevistas aplicamos testes, avaliações psicológicas, avaliações de competência e dinâmicas de grupos.

O que é recrutamento e seleção?

O papel do processo de recrutamento e seleção é encontrar os profissionais certos para fazer o negócio crescer e se tornar um grande sucesso.

O RH é uma disciplina bastante ampla, formada por um grupo de subsistemas que visam gerenciar toda a jornada dos colaboradores desde a sua entrada até o desligamento. Na ponta inicial do RH está o processo de recrutamento e seleção, que é o conjunto de atividades que visa encontrar as pessoas mais adequadas para preencherem as vagas disponíveis na organização.

 

Uma contratação mal feita afeta a rotina da organização e do trabalho. Afeta as relações interpessoais e até mesmo as estratégias de expansão do  mercado . Por outro lado, seguindo boas práticas e utilizando as ferramentas adequadas, o processo se torna um importante aliado do negócio.

Quais são os benefícios de um processo bem estruturado de recrutamento e seleção?

As empresas que entendem a relevância do processo de recrutamento e seleção, colhem benefícios importantes tanto no curto quanto no médio e longo prazos. Entre eles, vamos destacar os mais impactantes para os resultados do negócio no mercado. Acompanhe.

1) Redução de custos

A redução de custos é sempre uma das metas de qualquer empreendedor. O uso das ferramentas e procedimentos adequados faz com que o RH gaste menos tempo e esforços no preenchimento das vagas. Os analistas conseguem gerenciar melhor a rotina e aumentar sua produtividade. Ao somar cada pequeno ganho, a diferença se torna ainda mais visível.

2) Fortalecimento da estratégia do negócio

A contratação de pessoas precisa estar alinhada com as diretrizes traçadas no planejamento estratégico da empresa. Isso envolve questões como fit cultural, habilidades, competências e capacidades técnicas das equipes que são formadas. 

Um processo de recrutamento e seleção bem estruturado é capaz de encontrar os profissionais certos para os desafios que a organização se propôs a vencer.

3) Fortalecimento da cultura organizacional

Já que mencionamos o fit cultural, atualmente as pessoas estão em busca de empresas que compartilham dos mesmo valores que elas. Características como salário e área de atuação estão deixando de ser os principais pontos de decisão e a cultura organizacional tem ganhado um peso cada vez maior. Tudo isso tem início com a seleção, que precisa ser mais criteriosa e adotar metodologias específicas para proporcionar esse diferencial.

4) Redução do turnover

Em uma era na qual os jovens tendem a não se manter por muitos anos em uma mesma empresa, a retenção se transformou em uma das maiores dificuldades do RH. A melhor forma de mitigar o problema do turnover, é atacando uma das causas-raiz: falha na seleção.

Um profissional bem contratado se mantém satisfeito com sua admissão por muito mais tempo e consegue se desenvolver e crescer internamente.

003.png